Resumo do dia — Bahia — 22/06/2026

Bahia
BahiaRESUMO DO DIA22/06/2026
Compartilhar

O Esporte Clube Bahia iniciou a intertemporada nesta segunda-feira (22), com a reapresentação do elenco na Cidade Tricolor após 22 dias de férias. O retorno aos trabalhos marca o foco total na disputa do Campeonato Brasileiro, única competição no calendário tricolor para o restante de 2026. A comissão técnica e o departamento de saúde e performance realizaram avaliações físicas nos atletas, visando a preparação para o segundo semestre.

As novidades no elenco foram a chegada do atacante argentino Alejo Veliz, que aguarda regularização para ser integrado, e o retorno do goleiro Marcos Felipe, após empréstimo. Por outro lado, o clube confirmou as saídas do goleiro João Paulo, que retornou ao Santos, do zagueiro Gabriel Xavier, emprestado ao Shenzhen Peng City da China, e do lateral-direito Gilberto, que se transferiu para o Athletico-PR. Essas movimentações indicam uma reformulação pontual no grupo comandado por Rogério Ceni.

O departamento médico segue monitorando alguns atletas. O goleiro Léo Vieira continua em tratamento de uma grave lesão no joelho, com retorno previsto apenas para 2027. O atacante Kike Olivera, os laterais Luciano Juba e Iago Borduchi também estão em recuperação de lesões musculares, com Iago já em fase final e Juba e Olivera seguindo o tratamento intensivo. Uma notícia preocupante veio do Internacional, onde o atacante Kayky, emprestado pelo Bahia, passou por cirurgia no tornozelo após lesão durante as férias. Em contrapartida, o jovem atacante Ruan Pablo, recuperado de uma lesão ligamentar no tornozelo, já atua pela base e deve ser reintegrado gradualmente ao time principal.

No cenário da base, a semana será agitada para o Bahia. A equipe sub-17 terá um clássico Ba-Vi pela frente, enfrentando o Vitória na próxima quinta-feira (25) pelo Campeonato Brasileiro da categoria. O confronto será transmitido pela TV Bahêa, no YouTube, e é crucial para as pretensões do time juvenil na competição nacional.

O próximo compromisso do Esquadrão de Aço será apenas em 22 de julho, contra o Atlético-MG, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV. A pausa para a Copa do Mundo permite à comissão técnica um período estendido para ajustar a equipe e integrar os novos reforços, buscando uma arrancada no segundo turno da Série A e a consolidação na briga por vagas em competições continentais.

Mercado

Alejo Veliz chega para reforçar o ataque tricolorO atacante argentino Alejo Veliz foi a principal novidade na reapresentação do elenco. Contratado para reforçar o setor ofensivo, o jogador já está em Salvador e aguarda a conclusão dos trâmites burocráticos para ser oficialmente integrado ao grupo.
Goleiro João Paulo retorna ao SantosO goleiro João Paulo encerrou seu período de empréstimo e não seguirá no clube, retornando ao Santos. Com isso, Marcos Felipe, que estava emprestado ao futebol turco, volta a ser uma alternativa para a posição.
Gabriel Xavier emprestado ao futebol chinêsO zagueiro Gabriel Xavier foi transferido por empréstimo para o Shenzhen Peng City, da China, que faz parte do Grupo City, até o final de 2026.
Gilberto acerta saída para o Athletico-PRO lateral-direito Gilberto acertou sua saída em definitivo e seguirá carreira no Athletico-PR. Seu contrato com o Bahia terminaria em dezembro de 2026, e o clube manteve uma porcentagem dos direitos do atleta.

Departamento Médico

Léo VieiraLesionadoGoleiro permanece em tratamento após lesão no joelho e não deve voltar a atuar nesta temporada (2026).
Kike OliveraEm recuperaçãoAtacante continua sendo acompanhado pelo departamento médico após sofrer uma lesão no tornozelo. Ele antecipou o fim das férias para dar sequência ao tratamento.
Luciano JubaEm recuperaçãoLateral-esquerdo em tratamento de lesão no músculo reto femoral da coxa esquerda.
Iago BorduchiEm recuperaçãoLateral-esquerdo na fase final de recuperação de lesão muscular na coxa, tendo retornado ao CT antes do restante do elenco.
KaykyCirurgiaAtacante, emprestado ao Internacional, passou por cirurgia no tornozelo direito após lesão sofrida durante as férias. O procedimento foi realizado em Salvador, em comum acordo com o Bahia.
Ruan PabloRecuperadoAtacante se recuperou de uma grave lesão ligamentar no tornozelo sofrida em janeiro e já voltou a atuar pelas categorias de base, devendo ser reintegrado gradualmente ao grupo principal.

Próximo Jogo

vs Atletico-MG22/07/202617:00Série A

MRV Arena — Belo Horizonte

StreamingAmazon Prime VideoPay-per-viewPremiereTV AbertaGloboTV FechadaSporTVStreamingCazéTV

Veja Também