Resumo do dia — Santos — 22/06/2026

O Santos Futebol Clube movimentou o noticiário nesta segunda-feira (22) com a reapresentação do elenco no CT Rei Pelé, marcando o fim das férias e o início da intertemporada. A volta aos trabalhos, no entanto, veio acompanhada de uma notícia importante sobre a reformulação do plantel, com a dispensa de quatro jogadores que não fazem mais parte dos planos da comissão técnica. Paralelamente, o clube anunciou o início das obras de ampliação da arquibancada Cosmo Damião na Vila Belmiro, visando aumentar a capacidade e a receita do estádio.
A reapresentação no CT Rei Pelé foi intensa, com os jogadores sendo submetidos a uma bateria de exames médicos, físicos e avaliações fisiológicas no CEPRAF. O coordenador do Núcleo de Saúde do Peixe, Rodrigo Zogaib, detalhou o rigoroso protocolo, que inclui testes de força, potência, resistência e até neuromodulação, visando preparar o elenco para a exigente sequência do segundo semestre. A comissão técnica de Cuca terá um período valioso para aprimorar o condicionamento físico e tático do grupo, que terá treinos em dois períodos durante a semana.
No que tange ao elenco, a principal novidade foi a liberação de Zé Ivaldo, Mayke, Tomás Rincón e Zé Rafael. O quarteto não se reapresentou com o restante do grupo e está fora dos planos do clube, que busca negociar ou rescindir seus contratos. Por outro lado, João Schmidt, Thaciano e Gabriel Menino, que se recuperavam de lesões musculares, iniciaram a transição física no gramado, um alento para a comissão técnica. A única ausência por convocação é Neymar, que defende a Seleção Brasileira na Copa do Mundo e se recupera de uma lesão na panturrilha.
O mercado da bola, embora sem grandes anúncios de contratações hoje, segue movimentado nos bastidores. A dispensa dos quatro atletas abre espaço na folha salarial e no elenco, e a diretoria santista está atenta a possíveis reforços, especialmente para as posições de lateral esquerda, meio-campo e defesa, consideradas carentes. A expectativa é que a janela de transferências, que se aproxima, traga novidades para fortalecer o grupo de Cuca.
Fora das quatro linhas, o Santos deu um passo importante na modernização da Vila Belmiro. As obras na arquibancada Cosmo Damião visam duplicar os degraus em dois níveis, aumentando a capacidade para quase 6 mil pessoas e, consequentemente, a receita com ingressos. O presidente Marcelo Teixeira ressaltou que as intervenções não afetarão a realização dos jogos e fazem parte de um plano maior de melhorias no estádio. Além disso, a cidade de Santos se prepara para os Jogos Regionais, buscando o bicampeonato com uma grande delegação de atletas.
O próximo compromisso do Peixe será um amistoso contra o Guimaraes, em Portugal, no dia 12 de julho, às 14h. A partida servirá como um teste importante para a equipe de Cuca, que terá pouco mais de duas semanas para aprimorar o entrosamento e a condição física antes da retomada das competições oficiais, incluindo o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.
Mercado
Departamento Médico
Próximo Jogo
—